AMO - "Associação Menina dos Olhos" - Bebedouro


Associação “ Menina dos Olhos ” dos Deficientes Visuais de Bebedouro

 

Rua: Vicente Paschoal, 891 Centro  CEP 14700 340 Bebedouro – SP

 

Fone: 17 – 3345 2332

 

E- mail: associacaomeninadosolhos@hotmail.com

 

 Finalidade Estatutária da Entidade Social:

 

Promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência visual, em seus ciclos de vida, crianças, adolescentes, adultos e idosos, buscando assegura-lhes o pleno exercício da cidadania.

 

Objetivos:

 

Propiciar à pessoa com deficiência visual total e visão subnormal, junto com os familiares o mecanismo necessário para que possam realizar atividades do próprio interesse e de acordo com sua realidade, promovendo o desenvolvimento de suas habilidades e a construção da autonomia e independência pessoal e reintegrá-los na sociedade.

 

Publico alvo:

 

Estão sendo atendidos 13 pessoas com deficiência visual total ou visão subnormal, seus familiares e cuidadores para o fortalecimento dos vínculos afetivos com a finalidade da promoção e autonomia dos mesmos.

 

PROJETOS: UM NOVO HORIZANDE

         FAZENDO ARTE

 

 

Ateliê de Arte e Educação

 

 Tem como preocupação a construção do indivíduo como um todo, como um ser atuante em prol da sociedade e da natureza, procuramos desenvolver um Ateliê adaptado onde é oferecido aos  usuarios  a oportunidade de superar as dificuldades de forma criativa, valorizando a arte como meio educativo. A arte está profundamente envolvida no real processo da percepcão, do pensamento e das acões corpóreas.

 

Psicologia

 

 O setor configura-se em um trabalho clínico-institucional que tem como objetivo o desenvolvimento psicossocial de seus usuários, ajudando-os a (re)conhecer e intervir sobre suas dificuldades psicológicas e comportamentais, favorecendo a transformação de suas habilidades potenciais em realidade e intervindo nos condicionantes ambientais.

 

Oficina de Orientação e Mobilidade

 

Realiza o atendimento dos usuários com o objetivo de promover uma melhor interação do indivíduo com o ambiente para a conquista de sua autonomia, para isso, procura trabalhar as Atividades de Vida Diária (AVD) como uma maneira de compreender as atividades funcionais que um indivíduo pode desempenhar e aplica-se a toda e qualquer atividade que possibilite independência em ações na vida e uma melhor qualidade em sua socialização.

 

Sapateado

 

O Sapateado como dança terapêutica, acreditamos que a pessoa com deficiência visual, a partir do contato com o sapateado, poderá ter maiores chances de se conhecer e se perceber que é corpo em movimento, na inter-relação consigo, com o outro e com o mundo.

 

Serviço Social

 

O Serviço Social compartilha de um trabalho coletivo que visa à humanização do atendimento. Por ser uma profissão histórica e socialmente determinada, que atua nas variadas expressões da questão social, tendo como um dos seus princípios a ampliação e consolidação da cidadania,  buscando uma abordagem ao usuário como cidadão e sujeito de direito e integrante de diferentes segmentos.

 

 

Oficina de Culinária

 

O Objetivo é que os usuários aprendam a desenvolver com autonomia as atividades de culinária referentes à vida prática de maneira segura, desde organizar a mesa, higienizar os alimentos e os utensílios de cozinha, fazer um lanche simples, comidas caseiras e organização do espaço físico e seleção do alimento a ser utilizado.