Presidentes/colaboradores do segmento PD Bebedouro


Acima estão nossos presidentes e algumas das pessoas que trabalharam e/ou trabalham para a causa da pessoa com deficiência em Bebedouro, destacando-se pelo empenho e comprometimento com a causa

 

 

Texto lido por ocasião da entrega dos prêmios Eficiência e Empresa Parceira por Sérgio Marin - conselheiro suplete Avida a convite da comissão de Organização da 21ª Semana de Prevenção às Deficiências 

 

 

 

Boa noite, as autoridades presentes, aos homenageados, funcionários desta casa de Leis, público presente, amigos voluntários, diretores e presidentes de entidades, assistidos, pessoas com deficiência aqui presentes, imprensa falada e escrita.

 

Sinto-me Honrado por ter sido convidado mais uma vez para falar do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência de Bebedouro. Obrigado ao Ericson presidente em exercício, a Angela e demais pessoas que formam a Comissão da XXI Semana de Prevenção as Deficiências.

 

O Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência de Bebedouro teve seus primeiros passos delineados após reuniões na residência do Professor Julio César Staconi falecido em 2007, juntamente com uma equipe de profissionais, voluntários e pessoas com deficiência.

 

O mencionado Conselho foi regulamentado em 07 de Dezembro de 2001 pela lei municipal 3127. O mesmo ficou constituído pelos conselheiros governamentais e os não governamentais, sendo que dentro dos não governamentais decidiu-se agregar as pessoas com deficiência que não participam de entidades recebendo os mesmos a nomenclatura de “não organizados em entidades”. O conselho está constituído atualmente, por um Presidente, um vice-presidente, 1o Secretário, 2o Secretário.

 

Este Conselho conta com 16 membros titulares e seus respectivos suplentes em sua formação.

 

Dentre seus presidentes podemos citar:

 

1o Presidente / 2002 / 2004 Professor Julio Cesar Staconi

 

2º Presidente / 2004 e 2005 Professora Maria Inês Lyra Gonçalves Viana

 

3º  Presidente-Janeiro  a Dezembro de 2006 Sr. Vanderlei Henrique.

 

4º Presidente Sra. Vânia Hammoud / 2007 / 2008

 

5º Presidente Dra. Débora Campanelli 2009 / 2010

 

6º Presidente Sra. Angela Eliana dos Santos – Maio de 2010 a Fevereiro de 2011

 

7º Presidente Sr. Leandro Cardoso – 2011/ 2012, estando o mesmo sendo substituído pelo seu vice-presidente Sr. Ericson.

 

O conselho tem como objetivos:

 

1º Acompanhar e avaliar as políticas voltadas ao deficiente, propondo alterações quando necessários.

 

2º Propor políticas públicas, campanhas de sensibilização, programas educativos e tantos outros.

 

3º Promover junto a Administração Pública Municipal, ideias ou estudos referente a sua área de atuação.

 

4º Articular com Conselhos Municipais afins, órgãos e departamentos municipais de planejamento e execução com a finalidade de se obter atuação ampla, integrada e efetiva.

 

No decorrer de sua atuação o conselho ganhou mais força com a inauguração da sala do Conselho em 22 de Novembro de 2005 na Câmara Municipal juntamente com o “Núcleo Regional do Deficiente “ que abrange um total de 42 municípios dentro da Drads de Barretos e Franca, graças a participação de Mirian Garcia Viana (psicóloga) de Bebedouro, sendo a mesma na época, conselheira no Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência.

 

Nesse Período o conselho também passou por fortes turbulências com as mudanças das administrações municipais, com o falecimento de seu idealizador e Professor Julio César Staconi, o distanciamento de ótimos conselheiros municipais e tantos outros. Mas também houveram alguns ganhos como 2 veículos adaptados, salas de recursos aos alunos especiais, algumas poucas rampas com inclinações corretas, apenas 1 lombo faixa, algumas poucas vagas em estacionamentos e alguns telefones públicos para pessoas com deficiência.

 

Nessas idas e vindas foram entregues em torno de 40 cartas de intenções aos poderes: executivo, legislativo e judiciário, lembrando que o mencionado documento traz, propostas e considerações a causa, e laboradas por equipe de cidadãos que veem as pessoas com deficiência de Bebedouro como grandes lutadoras nos grandes desafios que a cidade ainda lhes oferece.

 

A imprensa tem sido grande parceira na divulgação da causa, tanto é que divulgou muito bem a coroação da rainha da festa da laranja deste ano quando a vencedora foi Denise Daniela, deficiente auditiva assistida pela entidade Avida. Esperamos poder contar cada vez mais com a imprensa falada e escrita de Bebedouro.

 

Outras datas comemorativas no segmento pd:

 

•  25 de Abril – Dia da Visão

 

•  14 de Agosto – Dia municipal de luta da Pessoa com Deficiência

 

•  21 a 28 de Agosto – Semana de Prevenção as Deficiências

 

•  21 de Setembro – Dia Nacional de luta da Pessoa com Deficiência

 

•  26 de Setembro – Dia do surdo

 

•  08 de Outubro – Dia pelo Direito à Vida

 

•  10 de Outubro – Dia Municipal da Saúde Mental

 

•  11 de Outubro – Dia do Policial Militar com Deficiência

 

•  03 de Dezembro – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

 

Através de Lei Estadual criou-se a Semana de Prevenção as Deficiências. Em Bebedouro a mencionada Semana, até então, era organizada pela APAE, após a criação do Conselho da Pessoa com Deficiência passou a ser organizada por comissão previamente escolhida pelos conselheiros. Hoje estamos vivenciando a XXI edição com muitos e bons frutos colhidos, mas continuamos em busca de mais voluntários, mais resultados, mais participação e acima de tudo, continuamos aguardando políticas públicas para que o direito de ir e vir chegue em sua plenitude.

 

Como falar do Conselho da Pessoa com Deficiência sem falar de suas grandes parceiras – as entidades do segmento pd.

 

APAE – (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Bebedouro) que é sem dúvida alguma, um dos exemplos para todas as APAE’s do nosso Brasil.

 

ADB (Associação dos Deficientes de Bebedouro) sempre prestando o merecido apoio aos deficientes de nossa cidade.

 

AVIDA (Associação de Valorização Integral do Deficiente Auditivo) faz um brilhante trabalho voltado a prevenção auditiva.

 

AMO (Associação Menina dos Olhos) o que seria dos deficientes visuais e do município sem o trabalho desta entidade.

 

CIEB (Centro Integrado de Equoterapia de Bebedouro) Instituição reconhecida pela Ande-Brasil (Associação Nacional de Equoterapia) como centro de referência para todo norte do estado de São Paulo. O CIEB sempre atendeu crianças com profissionalismo. Após ter seu repasse de verba municipal paralisado, deixou de atender mais de 40 crianças. É uma pena!

 

Agora gostaria de destacar algumas pessoas defensoras da causa,  assim como eu, e se estiverem presentes que ficassem em pé:

 

Desde 2002 existe o Conselho da Pessoa com Deficiência em Bebedouro, graças ao trabalho de:

 

 – Elaine Desie (Assistente Social da APAE)

 

– Márcia Andrade (Assistente Social da AVIDA)

 

– Eliane de Carvalho (Assistente social da ADB)

 

– Miriam Garcia Viana (Psicóloga da ADB)

 

– Angelo Hermini

 

– Maria Rita Perrone (Professora)

 

– Angela Eliana

 

– Vanderlei Henrique

 

– Alaene Henrique

 

– Dr. Antônio Senna

 

– Dra. Elizabete e outros

 

Não posso deixar de lembrar dos falecidos: Julio César Staconi e Dona Sara Pacheco Cardoso. Foram eles que iniciaram as primeiras reuniões para a criação do Conselho da Pessoa com Deficiência, juntamente com as pessoas acima.

 

Estas são as pessoas que sempre fizeram e continuam fazendo pela causa.

 

Nos dias atuais o conselho conta com muitas pessoas comprometidas que se dedicam sempre para fazer um bom trabalho.

 

Que Deus continue nos abençoando e nos dando força, para que nossa paciência nunca se esgote quando o assunto for políticas públicas aos deficientes de Bebedouro.

 

Para conhecer melhor os trabalhos deste Conselho podemos acessar o Facebook: www.facebook.com.br/cmapdb ou Blog www.cmapdbebedouro.no.comunidades.net

 

Parabéns a todos os homenageados pelo prêmio Eficiência e Empresa Parceira dos Deficientes. Também nossos agradecimentos especiais: a Câmara Municipal, a rede de ensino pública e privada, ao Departamento Municipal de Saúde, ao INSS, ao Departamento Municipal de Promoção e Assistência Social, à imprensa falada e escrita e a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a realização desta semana.

 

Boa Noite a todos e muito Obrigado!